sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Claudionor Germano - Capiba: 25 anos de frevo

Por ele mesmo

Sempre compus todo gênero de música. Gosto também, e muito, do frevo porque me da uma constante sobrevivência artística, como compositor. Apresento-me nos carnavais pernambucanos desde 1934, para manter uma fogueira que vem acesa desde os idos da década de 20, ou melhor, para não deixar cair a peteca. Mas, meu fraco mesmo são as canções, valsas e serestas.

Quando cheguei no Recife, em setembro de 1930 para trabalhar no Banco do Brasil S/A, tratei, logo, de organizar com outros colegas estudantes, a Jazz Band Acadêmica, orquestra que dominou os salões do Recife naquela época. Na qualidade de diretor da orquestra que fundara eu tinha que ser acadêmico. E, para tal, tentei o vestibular de direito, em 1931, para poder ostentar o honroso título de acadêmico, uma vez que os demais elementos de orquestra eram todos estudantes superiores. Onde eu morava, muito embora dormisse no quarto onde nasceu o grande abolicionista, Joaquim Nabuco, não cheguei a assimilar os seus conhecimentos e ensinamentos e, por isso, levei pau no vestibular daquele ano.

No ano seguinte passei no vestibular. Não estava, portanto, enganando a mais ninguém. Era de fato e de direito, acadêmico para todos os efeitos. (Hoje, com o correr dos tempos, não se diz mais acadêmico e sim, universitário). A honra do patrono da Fundação Joaquim Nabuco estava salva. E, por causa dessa minha teimosia de ser estudante de Direito, terminei como bacharel em 1938. Está aí, mais uma coisa que a música me deu,- não sei se boa ou má. Só de uma coisa eu sei: nunca fui buscar o meu diploma que, certamente, está armazenado na Secretaria da famosa primeira escola de Direito do país.

Eu disse acima que meu fraco são as canções, valsas, serestas e são mesmo. Daí, ter lançado em 1931, o meu cartão de visita como compositor da VALSA VERDE, com belos versos de Ferreyra dos Santos. Com esta valsa abriram-se os caminhos para o tímido matuto de Surubim, que eu era. Vieram outros sucessos. Em 1932, É DE TORORÓ, com letra de Ascenço Ferreira, gênero de música lançado por mim, nos salões do Recife, à frente da Jazz Band Acadêmica. Em 1933, CORAÇÃO, QUE MAIS QUERES? com versos do poeta Leovigíldo Júnior. Novo sucesso em 1934: É DE AMARGAR - frevo que todo o Recife cantou em uníssono, no carnaval daquele ano. Esse frevo é, até hoje, lembrado nos salões dos grandes e pequenas clubes da Capital do Frevo - Recife. Daí diante nada mais tenho a dizer sobre canções de carnaval todo o Recife conhece a minha trajetória.

Tenho feito, no decorrer de todos estes anos, uma série interminável de canções com os maiores poetas brasileiros e, até estrangeiros. Posso citar dentre eles, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Aríano Suassuna, Carlos Penna Filho, João Cabral de Mello Neto, Alfonsus Guimarães, Ascenço Ferreira, Jorge de Lima, Geraldo Brasil, Jayme Griz, Langston Hughes e muitos outros.

Para o Teatro do Estudante e para o Teatro Popular do Nordeste (TPN), do qual fui Presidente e compositor oficial musiquei varias peças, como: "A Pena e a Lei", de Ariano Suassuna, "Mandrágora" de Maquiavél,- "Dom Perlimpim com Beliza em seu Jardim", de Garcia Lorca,- "Cabra Cabriola", de Hermilo Borba Filho e, mais recentemente, "0 Coronel de Macambira", do poeta Joaquim Cardoso, entre outras. Antes, eu havia musicado uma crônica do Jornalista Guerra de Holanda, saída na sua seção "Bacia de Pilatos-, do Diário da Noite, com o título: Haja Pau, posteriormente transformada em peça para o Teatro de Bonecos, por José de Moraes Pinho.

Tomei parte no Movimento Armorial lançado por Ariano Suassuna no início da década de 70, compondo uma peça em 3 movimentos, que se chama SEM LEI NEM REI, título do romance de Maximiano Campos, publicado pela Edítora"0 Cruzeiro em l968. Essa peça foi a primeira coisa que se fez, no gênero, a pedido do próprio criador do movimento.

Não podia deixar de render, aqui, as minhas homenagens ao meu mestre e amigo Maestro Guerra Peixe, que me possibilitou a oportunidade de enveredar por um caminho da música, não digo erudita, mas de um caráter mais elevado. A minha amizade com Guerra Peixe começou quando Teófilo de Barros Filho, ainda em São Paulo, pediu que ele orquestrasse a minha SUITE NORDESTINA, feita originalmente para piano. Esta peça, em 5 movimentos, que foi executada pela Orquestra Sinfônica do Recife, sob a regência do Maestro Vicente Fittipaldi, foi composta aproveitando a idéia, digo a sugestão, de cinco quadros de uma exposição do grande pintor e amigo Lula Cardoso Ayres. Aproveitando a vinda do Maestro Guerra Peixe ao Recife, a chamado da Rádio Jornal do Commercio, no final dos anos 50, recebi do mesmo, aulas de composição e harmonia, o que me proporcionou uma maior consciência no que compunha. No decorrer das aulas compus algumas peças para piano (INSTANTÂNEOS n0 I e n0II), uma peça para flauta-solo, em 2 movimentos, que dediquei ao flautista argentino Esteban Eitler, que a executou não só no Brasil, como pelo resto do mundo. Foi, para mim, uma experiência de grande valor.

Não cultivei esse gênero de música, porque era muito difícil de ouvi-las executadas e, acima de tudo, porque já estava muito acostumado com o sucesso fácil de minhas produções populares.

Capiba
Agosto - 1982




01 - É de amargar/tenho uma coisa para lhe dizer
02 - Manda embora essa tristeza/ Quem vai pra farol é bonde de olinda
03 - Júlia/ Casinha pequenina
04 - Gosto de te ver cantando/ Linda Flor da madrugada
05 - quem me dera/ teus olhos
06 - Não sei o que fazer/ que bom vai ser
07 - Quando é noite de lua/ e nada mais
08 - Morena cor de canela/ os melhores dias da minha vida
09 - Quando se vai um amor/ você faz que não sabe
10 - Deixa o homem se virar/ a pisada é essa/ vamos pra casa de noca
11 - Ai se eu tivesse/ que é que vou dizer
12 - Nos cabelos de rosinha/ modelos de verão

3 comentários:

Unknown disse...

Fala Diego... cara... o link de Jackson não esta pegando velho... da uma upada from tha hell ai meu velho!! vlws... parabens pelo Blog!!

Unknown disse...

parabens pelo blog o material eh mto bom , meu pai a semana toda enchendo o meu saco pra baxar frevo, e eu soh axei aki mesmo :D valeu

Elton disse...

Esse disco vc só consegue no 4shared.